"Ensinar" é como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. (Rubem Alves)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

“Pensando” uma Atividade

Para pensar uma Atividade primeiro o professor deve ter em mente o que pretende fazer com ela. Assim, um pequeno roteiro desse Objetivo é necessário:

Objetivo: Uma descrição de tudo o que se pretende conseguir, os fins desejados da Atividade. Detalha-se também nessa fase, uma avaliação da situação atual – antes do projeto ser aplicado – e o que se espera obter após a aplicação do mesmo, os supostos benefícios.

Descrição detalhada da Atividade: Detalhamento de cada etapa, ambiente ideal para aplicação, materiais empregados, modelos de diagramas para ajudar na arrumação do ambiente, quantidade de pessoas envolvidas, carga horária, faixas etárias envolvidas, etc.

Critérios de avaliação que serão empregados: Modelos de tabelas onde serão anotados os resultados e todas as ocorrências relevantes durante a execução do projeto.

Tabela dos resultados obtidos: Histórico de todas às vezes em que a Atividade for usada, para efeito de comparação, do antes e do depois e para melhoramentos.

Ocorrências: Toda e qualquer ocorrência durante a aplicação da atividade, por mais irrelevante que pareça ser, deverá ser registrada, pois será de grande valia no futuro, quando os resultados forem avaliados, ou mesmo para readaptações e aperfeiçoamentos da mesma.

Tudo isso pode parecer detalhamento demais, mas não é, e com o hábito, se tornará algo natural que não levará mais que uma hora para elaboração.

Fonte: Site de dicas

Um comentário:

  1. OLÁ! AMEI TODAS AS ATIVIDADES E TAMBÉM GOSTARIA SE POSSÍVEL QUE VOCE COLOCASSE ALGUMAS ATIVIDADES PARA ALUNO PRÉ- SILÁBICO. FICO AGUARDANDO.

    ResponderExcluir