Oriente seus alunos a fazerem um levantamento dos nomes e sobrenomes das pessoas de suas respectivas famílias. Deixe claro para eles que os adultos da casa poderão ajudá-lo a escrever esses nomes e sobrenomes.
Leia, com seu grupo, a ficha na qual será feita essa pesquisa. Combine o dia de entrega dessa lição. Diga aos alunos que podem pedir aos pais para ajudar a escrever na ficha os nomes.

a) Se há nomes iguais.
b) Se há sobrenomes iguais.
c) Qual o nome com maior quantidade de letras.
d) Qual o sobrenome com mais palavras.
Fonte: http://www.moderna.com.br/moderna/pnld2007/restrito/alfa/atividades/alfabetizacao_1bim.pdf/
DOMINÓ DE NOMES PRÓPRIOS

a) Em papel resistente de formato retangular, são escritos os nomes das crianças formando as peças do jogo
b) As peças são embaralhadas e distribuídas igualmente entre os participantes
c) O primeiro jogador coloca uma peça sobre a mesa assim:
DAVI PEDRO
d) O jogador seguinte deverá encontrar, entre sua peças, aquela que tenha um dos nomes.
Veja:
DAVI PEDRO
PEDRO
RAFAEL
e) Quando o jogador não tiver uma peça que se encaixe, passará sua vez para o outro.
f) O vencedor será aquele que terminar sua peças em primeiro lugar.
Fonte: Rosana Borges - http://www.ibmcomunidade.com.br/KIDSMART/detJogo.asp?codigo_jogo=25&codigo_idioma=3
O QUE FALTA EM CADA NOME ?

CRACHÁS COM NOMES

Misturar os crachás no chão, para que separem os nomes dos meninos dos nomes das meninas;
Separar os crachás cujos nomes comecem com a mesma letra;
Separar os crachás que terminem com a mesma letra;
Separar os crachás cujos nomes rimem entre si;
Usar os crachás para formar grupos de trabalho (Sorteio, nomes q começam / terminam com a mesma letra, mesma quantidade de letras, mesma rima, etc...);
Usar os crachás para fazer a chamada diária;
Separar os crachás cujos nomes tenham o mesmo número de letras;
Colocar os nomes em ordem alfabética;
Contar a quantidade de vogais e consoantes do nome;
Observar se há repetição de letras;
Escrever novas palavras com as letras do nome;
Trabalhar com alfabeto móvel, para que cada aluno monte o seu nome e dos colegas;
À partir do nome escrito numa folha de papel:
_ pedir para que a criança ilustre cada letra;
_ dobre a folha ao meio e recorte acompanhando o contorno das letras... que bicho será que vai dar???
_ Inventar uma histórinha do bicho que deu no recorte do nome... Montar um mural com os desenhos formados... e com o nome escrito pela criança!!!

Feito o mural com os nomes das crianças, pedir para que procurem os nomes dos colegas que comecem com a letra A (por exemplo), e que façam uma listagem... que separem por sílaba e que para cada letra recortem um desenho... Isso leva algum tempo, é uma atividade que exige concentração, observação, pesquisa e eoraganização! O professor pode utilizar essa atividade para montar um nomenário (dicionário de nomes) procurar pelos significados dos nomes, a história da escolha do nome de cada criança!...
Diversas atividades poderão decorrer dos nomes (cruzadinha, complete, caça nomes, brincadeiras, confecção de um mapa da sala (noção de espaço), quebra-cabeça, bingo, jogo da memória, jogos em equipes com alfabeto móvel, dominó, recorte de jornal e revista das letras do nome, classificação de nomes (brinquedos, animais, pessas), varal de histórias do nome, entre outras...
Gostei muito das atividades.Parabéns!
ResponderExcluirMuito legais as atividades, aproveitarei todas.
ResponderExcluirótimas idéias..
ResponderExcluirAdorei as idéias!!
ResponderExcluirParabéns e sucesso sempre!!
Dê uma olhadinha no meu espaço novidadesdejana.blogspot.com
Abraços!
Olá, a pouco tempo criei um blog sobre alfabetização, mas com um olhar sobre a prática docente. Você encontrará partilhas, atividades e vídeos... passa lá...http://alfabetizacaofazendoeaprendendo.blogspot.com.br/
ResponderExcluir