Professora: Jéssica Costa
I-Tema: Super Heróis, Super Amigos

II-Justificativa:
Toda geração tem heróis e super heróis. Defensores do bem no mundo real e na fantasia, esses personagens são importantes para o imaginário infantil.
Os super-heróis foram criados a partir de uma necessidade do homem de imaginar que existe alguém que seja forte o suficiente para acabar com o maldo mundo.
"No inconsciente de toda criança, os primeiros heróis são os pais. Elas acreditam que eles são os mais fortes e bonitos. Essa necessidade de encontrar um herói acontece porque a criança se sente importante, daí ela procura um herói com o qual se identifique".
Muitas vezes a ficção parece ser bem mais interessante do que a vida real. Afinal, nos desenhos animados, nos quadrinhos e nos filmes há muita gente com poderes físicos especiais.
Nessa determinada fase da vida (três anos de idade), a criança realmente acredita que os super heróis e os poderes de ficção existem. Isso só será deixado de lado à medida que ela for crescendo e percebendo que a realidade é diferente. A identificação com super-heróis é muito comum, o poder de herói dá a criança a coragem para lutar contra as dificuldades internas e externas.
III-Perfil do grupo:
Toda a criança tem um conhecimento sobre o assunto, todos os dias elas levam histórias sobre os super heróis, nas brincadeiras do recreio, do parquinho e até na rodinha, o assunto está presente.
IV-Objetivos:
Conceituais
_Identificar a primeira letra do nome de cada super herói;
_Reconhecer os nomes dos super heróis, através de jogos e brincadeiras;
_Reconhecer a quantidade de letras de cada nome;
_Identificar semelhanças e diferenças entre os personagens;
_Confrontar a realidade e a fantasia;
_Enumerar as músicas trabalhadas;
Procedimentais
_Identificar as características específicas de cada super herói;
_Descrever as funções de cada super herói;
_Registrar filmes e brincadeiras;
_Abordar conceitos do tipo: bem/mal; certo/errado...;
Atitudinais
_ Reconhecer a importância dos super heróis, como parte da imaginação;
_Desenvolver as habilidades de observar, comparar e classificar;
_Conhecer a história de cada personagem;
_Desenvolver a formação de hábitos e atitudes sociais e morais;
_Inventar músicas a partir dos super heróis trabalhados;
_Trabalhar o estreitamento de laços de amizade.
V-Janelas:
Linguagem oral e escrita, matemática, artes visuais, movimento, música, natureza e sociedade.
VI - Etapas:
1) Apresentar na roda, as figuras dos super heróis que trabalharemos ao longo do projeto, junto com os nomes.
2) Na roda, propor uma maneira de escolher o super herói que será o primeiro a ser trabalhado, cada criança irá falar o que sabe do super herói, a partir daí, montar uma história coletiva, registrar através de desenho.
3) Junto com as crianças inventar músicas para cada personagem. Antes disso, combinar com as crianças qual o ritmo das músicas e as palavras que podemos usar para rimar.
4) Registrar a cada momento, com desenhos, as músicas, colar as letras das músicas
5) Escrita espontânea do nome dos super heróis, colar a figura do super herói e pedir que a criança escreva o nome.
6) Para trabalhar matemática, colar o nome do personagem, pedir para as crianças colarem bolinhas de papel, palitos de picolé ou tampinhas, em cada letra do nome, fazer a contagem oral e registrar da maneira que a criança quiser (números, bolinhas, tracinhos).)
7) Colar em uma folha, o nome do super herói, pedir que cada criança copie este nome da maneira que ela conseguir.
8) Pesquisa: Pedir para que os pais de cada aluno façam um desenho do super herói que eles mais gostavam quando eram crianças. As crianças irão expor as pesquisas pela sala e apresentarão, fazendo uma comparação dos super heróis.
9) Confeccionar com as crianças os bonecões de meia calça e jornal, fantasia-los com as roupas dos super heróis e expô-los pela sala de aula (.super homem e Batman voando, homem aranha escalando a parede, etc.)
10) Ao final do estudo de todos os personagens, montar uma história em quadrinhos individual, cada criança montará com os personagens que escolherem.
11) Brincar com os quebra cabeças, jogar memória e bingo. Todos esses materiais foram confeccionados pela professora e pelos alunos. Os materiais foram recolhidos da Internet e materiais de festa de aniversário.
12) Passar filmes dos super heróis, conversar sobre as histórias e registra-los com desenhos.
13) Receberemos a visita super herói super amigo Batman, onde ele conversará com as
crianças sobre o respeito, a educação e a vida dele. As crianças farão perguntas que irão ser colhida durante todo o projeto.
14) Finalizar o projeto com um baile de fantasias, onde haverá a participação de toda a escola.
VII-Avaliação:
Observar diariamente a participação e o desempenho dos alunos na realização das tarefas. Em outro momento, a avaliação acontece no grupo onde as crianças e a professora se apóiem nos objetivos inicialmente levantados. Registro de observações, impressões, fotos, documentos variados que constatem resultados.
VII-Duração:
Aproximadamente dois meses.
Olá!!
ResponderExcluirGostei muito do seu projeto, também pretendo começar um trabalho com os super-heróis na minha turma de pré-escola, pois sinto neles o prazer de aprender e compartilhar quando toco nesse tema..
Adorei as etapas, saõ ótimas dicas, gostaria apenas de saber se tens como me mandar modelos das atividades sugeridas, para aproveitar com os meus..
Meu e-mail: cintia3875@hotmail.com
Obrigada pelas dicas estou trabalhando este tema.
ExcluirObrigada pelas dicas estou trabalhando este tema.
Excluirgostaria de saber como vc faz o boneca de meia, pois estou trabalhando esse tema e preciso organizar uma exposição com os trabalhos realizados pelas cças.
ResponderExcluirGrata, Leila
Gostei muito do seu projeto.Gostaria de saber se você tem modelos de tarefinha e o modelo do boneco de meia para que eu possa fazer com as crianças do Maternal 3 anos de idade. Este é o meu e-mail pathydias2@gmail.com
ResponderExcluirGostei! Obrigada por compartilhar conosco este trabalho riquíssimo...
ResponderExcluirAdorei seu projeto. Muito bom, e pode também ser levado ao fundamental II
ResponderExcluir