"Ensinar" é como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. (Rubem Alves)

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Criando um bichionário, abecedario, comidário.....

Vamos então ao Bichonário?

Como o próprio nome diz, esta atividade tem como objetivo final a criação de um livro sobre animais. A idéia pode ser adaptada para o trabalho com crianças de 3ª ou 4ª série do ensino fundamental.

Incentivo:

A turma deverá estar trabalhando na disciplina de ciências assunto referente a animais: habitat, características, classificação.

Como fazer?

1. Divida sua turma em duplas ou no máximo trios para trabalhar na pesquisa de um animal que seja escolhido por eles. É importante que não haja animal repetido.

2. Crie um roteiro de pesquisa que seja comum para todos. Por exemplo: Habitat, hábitos, alimentação, características físicas, curiosidades ...

3. Leve sua turma ao laboratório de informática (se este tiver acesso a Internet) e utilizando um site de procura (google, yahoo, ...) peça que cada dupla digite a palavra de um animal.

4. Entrando e saindo de sites os alunos irão encontrar informações relevantes sobre o animal pesquisado. Estas informações podem ser copiadas em cadernos ou copiadas e coladas num arquivo do Word. Para copiar é só selecionar e teclar Ctrl + C e para colar no arquivodo Word é só teclar Ctrl + V. Para copiar gravuras é só usar o botão direito do mouse clicando sobre a figura desejada e pedir para copiar e em seguida é só colar no arquivo. Se não houver acesso à Internet é só fazer uma visita a biblioteca e copiar as informações que sejam adequadas ao roteiro elaborado pela turma.

5. Crie com a turma um Layout da página que cada grupo deverá respeitar.

Organize as duplas nos micros. Cada dupla ficará responsável por uma página do bichonário que poderá ser organizado em ordem alfabética ou por classificação de animais, vale a pena discutir este assunto com os alunos. As duplas digitarão o texto e farão a melhor formatação possível para que haja unidade estética.

6. Imprima todos os arquivos e faça uma bonita capa. Este livro poderá circular, durante um tempo, pela casa dos alunos ou até mesmo pelas outras turmas. Ao terminar sua turnê ele poderá ser doado à biblioteca da escola ou ficar no cantinho de leitura da sala de aula.

Esta dica pode e deve ter variações. As ilustrações podem ser feitas pelos próprios alunos no Paint e usando o recurso de recortar e colar ser anexada ao arquivo do Word. Em vez de animais, a pesquisa poderia ser sobre plantas, estados do Brasil, regiões ...

O tempo de duração pode variar de acordo com a prática e o tempo disponível do grupo, mas a previsão média é de quatro tempos de aula (50 min cada).

Tente! Você vai gostar do resultado.

Fátima Rodrigues
Fonte:http://www.estacio.br/graduacao/pedagogia/literarte/Literarte07/informatica.htm

2 comentários:

  1. Oi, Andrea, estou adorando as sugestões de como tarabalhar atividades com os alunos.Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Oi ,eu sou uma aluna do elvira eu adorei o site

    ResponderExcluir