"Ensinar" é como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. (Rubem Alves)

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Plano de aula - Leitura em Construção


Educação Infantil - 2º Estágio ( 5 anos )

Conteúdo: Prática de Leitura

Panela de Arroz, de Luís Camargo
il. do autor
Ática, 2000

Fonte: Dobras de Leitura
Atividade criada por
Luciana Ramalho Santana
e Ana Rosa Oliveira
Orientação e revisão:
Peter O’Sagae

No primeiro momento, a professora deve levar as crianças até a cozinha, dizendo a elas que estão indo naquele lugar para descobrir várias possíveis de construir com objetos que temos normalmente em casa.

Na cozinha, distribuir vários utensílios domésticos sobre a mesa e pedir às crianças que montem o que quiserem com aquelas coisas. È importante aqui o professor deixar as crianças livres para suas criações, pedindo apenas para que observem como podemos variar de construção, utilizando os mesmos recursos materiais.

Depois que as crianças fizerem suas montagens, a professora apresenta o livro Maneco Caneco Chapéu de Funil - não se esquecendo de dizer o nome do autor -, dizendo que agora irão descobrir outra maneira de utilizar aqueles utensílios da cozinha.

A professora lê a história, chamando a atenção para a maneira como o personagem foi construído, mostrando às crianças as ilustrações contidas no livro.

Lembre-se: as crianças desta faixa etária (5 anos) possuem a necessidade de envolver-se com o concreto das situações. Após uma conversa sobre as diferentes montagens com os mesmo utensílios de cozinha, a professora pode desafiar a imaginação das crianças, solicitando a elas que construam um boneco, até mesmo dar-lhe um nome. Com esta construção, os alunos podem relacionar essa vivência particular e o personagem descrito pela história.

2º momento

Depois da leitura de Maneco Caneco Chapéu de Funil, a professora fará uma preparação para se ler a segunda história de Luís Camargo: Panela de Arroz.

Professora e crianças formam uma roda. No centro, uma panela "normal" e junto vários recortes de janelas e portas. Neste momento, pergunta-se às crianças:
Para que serve esta panela?
Supondo que elas respondam que é para colocar comida:
Que tipo de comida?
Combinar com as crianças que a panela no centro da roda será desta ou daquela comida que eles falaram. Por exemplo, a panela poderá ser do feijão ou do macarrão - enfim, o que as crianças escolherem.

Feito este combinado, perguntar às crianças sobre o que se pode fazer com aqueles recortes de portas e janelas. Aqui a professora deve favorecer a discussão para que os próprios alunos concluam que os recortes podem ser colados na panela. Se as crianças não sugerirem, a professora sugere, deixando livre para as crianças concordarem ou não com essa atividade.
Depois de colarmos estas portas e janelas, a nossa panela ficou parecida com quê?
Supondo que respondam "com uma casa":
Se a panela ficou parecida com uma casa, e nós combinamos que é uma panela de (*nome do alimento escolhido por eles), de quem poderá ser a casa?
Então, a professora avisa que todos irão conhecer um livro que nos lembra a panela, ou melhor, a casa que construímos com a panela.

3º momento

Mostrar a capa do livro, fazendo as seguintes perguntas:
O que estamos vendo nesta capa?
Supondo que logo as crianças identifiquem a panela:
Será que ela também é uma casa como a nossa?
Qual o número que está na porta?
O que aparece bem perto da casa?
Supondo que respondam "um arroz":
Então de quem pode ser esta casa?
Pra onde o arroz está caminhando?
O que ele está usando? (Na cabeça)
O que será que ele vai fazer lá dentro com aquele chapéu?

Com estas perguntas, as crianças poderão antecipar a leitura de passagens importantes do texto, imaginando o que vai acontecer na história do livro. A partir dessas antecipações, chamar a atenção para o que vem escrito na capa:
Onde está o título do livro?
O professor então lê o título.
Quem será que escreveu?
Este autor já escreveu outro livro que nós já conhecemos?

Se alguma criança se recordar do Maneco Caneco Chapéu de Funil, neste momento, dizer que o mesmo autor que escreveu e ilustrou este livro.
Onde está escrito o nome do autor?
Com estas atividades, as crianças também lembram do primeiro livro e começam a perceber semelhanças entre os dois textos, quer na ilustração, quer no estilo do texto (o jeito de escrever do Luís Camargo).

4º momento

Permanecendo na roda, ler a história, mostrando as ilustrações. Com esta leitura as crianças interagem com o livro e percebem o ar de brincadeira que está na história.

No momento em que Maneco Caneco não consegue abrir a primeira porta, a professora pode aproximar cada vez mais o livro dos olhos das crianças para valorizar a ilustração, que vai aumentando seu foco a cada tentativa do personagem.

Quando chegar o momento da parlenda "UM, DOIS...", deixar que as crianças a completem e, diante das adivinhas, dar um tempo (breve) para que as crianças tentem adivinhar qual é a resposta.

No final dessa leitura compartilhada, perguntar às crianças (apontando para os números 1 2 que há na porta da panela, na última ilustração), o que elas acham que Maneco Caneco saiu cantando? Se elas cantarem juntos "um, dois, feijão com arroz", prosseguir a parlenda, caminhando pela sala e sentando em seus lugares.

5º momento

Em outra aula,
a professora reúne os alunos e diz a eles que irão recontar a história Panela de Arroz, com apoio nos desenhos. A professora vai mostrando as ilustrações e perguntando aos alunos o que acontece em cada cena, de maneira que eles relatem a história através destas imagens.

Nesta atividade, a professora deve ficar atenta e apontar as onomatopéias, fazendo perguntas do tipo:
O que está escrito nestes desenhos?
O que são toc-toc, blim-blem?
Dessa maneira, o aluno poderá notar que existe alguma relação entre o som e a representação gráfica, e como essa representação pode enriquecer as cenas/imagens.

2 comentários:

  1. gostaria de ver algumas atividades que vc trabnalhou com seus alunos com o livro Panela de aroz. gostaria de outrassugestões.

    Obrigada Aline Fereira

    aline_violin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Estou cursando pedagogia esei como é importante a utilização do plano.
    Gostei muito do plano.
    parabéns!

    ResponderExcluir