"Ensinar" é como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. (Rubem Alves)

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Dia do Nutricionista

Que tal nesta semana trabalharmos atividades relacionadas a nutrição ?


Hábitos alimentares brasileiros

Objetivos da atividade

Associar conceitos sobre alimentação com aspectos culturais.

Conhecimentos prévios necessários

Alimentação saudável.

Material

42 cópias da letra da canção ?Feijoada completa? para cada aluno: 1 com a letra completa e outra com espaços em branco substituindo as palavras que se referem a alimentos

Lápis de cor

Procedimento

Comente que a feijoada é considerada por alguns estudiosos como herança do cozido português com feijão e carne seca. Outros, atribuem aos escravos africanos do período colonial a invenção de tal iguaria, constituída das partes menos nobres do porco (pé, orelha e rabo) que sobravam da mesa dos senhores. Atualmente, é saboreada em todas as regiões do país e tornou-se gloriosamente brasileira e também muito apreciada no exterior. Não se esqueça de dizer que a feijoada é um alimento muito rico em gordura e por isso deve ser consumida com controle. Leia com a turma a canção ?Feijoada completa?, de Chico Buarque. Em seguida, entregue a letra completa da canção para que os alunos sublinhem os ingredientes e circulem os acompanhamentos da feijoada. Feito isso, entregue a letra com espaços em branco para que os alunos desenhem os alimentos citados na canção, nos locais correspondentes.

Mangaritos redondinhos,
Batatas-doces, andus,
Quiabos e carurus,
De que se fazem jambés.
Temos quibebes, quitutes,
Moquecas e quingombôs,
Gerzelim, bolos d?arroz,
Abarás e manauês.
Temos a canjica grossa,
Pirão, bobós, caragés,
Temos os jocotupés,
Ora-pro-nóbis, tutus.
Também fazemos em tempo
Do milho verde o corá,
Mojanguês e vatapás,
Pés-de-moleque e cuscuz.

Se possível, escute a canção com seus alunos e aproveite para incluir a dança ao aprendizado.

FEIJOADA COMPLETA (letra completa)

Mulher,
você vai gostar
tô levando uns amigos prá conversar
Eles vão com uma fome que nem me contem
eles vão com uma sede de anteontem
Salta cerveja estupidamente gelada pra um batalhão
e vamos botar água no feijão
Mulher,
não vá se afobar
não tem que pôr a mesa nem dá lugar
pöe os pratos no chão e o chão tá posto
e prepara as lingüiças pro tira-gosto
Açúcar, cumbuca de gelo e limão
e vamos botar água no feijão
Mulher,
você vai fritar
um montão de torresmo prá acompanhar
arroz branco, farofa e a malagueta
a laranja-bahia ou da seleta
Joga o paio, carne-sêca, toucinho no caldeirão
vamos botar água no feijão
Mulher,
depois de salgar
faz um bom refogado que é prá engrossar
aproveita a gordura da frigideira
prá melhor temperar a couve-mineira
diz que tá dura, pendura, fatura o nosso irmão
e vamos botar água no feijão

FEIJOADA COMPLETA (letra com espaços em branco)

Mulher,
você vai gostar
tô levando uns amigos prá conversar
Eles vão com uma fome que nem me contem
eles vão com uma sede de anteontem
Salta cerveja estupidamente gelada prum batalhão
e vamos botar água no ______________
Mulher,
não vá se afobar
não tem que pôr a mesa nem dá lugar
pöe os pratos no chão e o chão tá posto
e prepara as __________________ pro tira-gosto
________, cumbuca de gelo e ________
e vamos botar água no _______________
Mulher,
você vai fritar
um montão de ___________ prá acompanhar
____________, ____________ e a ____________
a _____________ ou da _________
Joga o __________, ___________, _____________ no caldeirão
vamos botar água no ____________
Mulher,
depois de salgar
faz um bom refogado que é prá engrossar
aproveita a gordura da frigideira
prá melhor temperar a _______________
diz que tá dura, pendura, fatura o nosso irmão
e vamos botar água no _______________

Hábitos alimentares da Região Nordeste
Objetivo da atividade

Conhecer um pouco dos hábitos alimentares e curiosidades da Região Nordeste; associar conceitos de alimentação com aspectos culturais.

Procedimento

Leia com seus alunos a letra da canção ?Você já foi à Bahia?, de Dorival Caymmi. Os alunos deverão sublinhar os pratos típicos e pesquisar os ingredientes. Pergunte a qual região pertence a Bahia e estimule uma pesquisa sobre os pratos típicos dessa região. Pergunte sobre a naturalidade dos alunos e dos pais/familiares dos alunos (alguém é do Nordeste?). Peça para que procurem informações sobre atrações turísticas, curiosidades da região, entre outros. Explore o conteúdo!
Se possível, escute a canção com seus alunos e aproveite para incluir a dança ao aprendizado.

VOCÊ JÁ FOI À BAHIA

Você já foi à Bahia, nêga?
Não?
Então vá!
Quem vai ao ?Bonfim?, minha nêga,
Nunca mais quer voltar.
Muita sorte teve,
Muita sorte tem,
Muita sorte terá
Você já foi à Bahia, nêga?
Não?
Então vá!
Lá tem vatapá
Então vá!
Lá tem caruru,
Então vá!
Lá tem mungunzá,
Então vá!
Se quiser sambar
Então vá!
Nas sacadas dos sobrados
Da velha São Salvador
Há lembranças de donzelas,
Do tempo do Imperador.
Tudo, tudo na Bahia
Faz a gente querer bem
A Bahia tem um jeito,
Que nenhuma terra tem.

Hábitos alimentares da Região Centro-Oeste
Objetivo da atividade

Conhecer os hábitos alimentares e curiosidades da Região Centro-Oeste; associar conceitos de alimentação com aspectos culturais.Leia com seus alunos a letra da canção ?Janelas de Brasília?, de Oswaldo Montenegro. Pergunte a que região pertence Brasília. Os alunos poderão pesquisar sobre os pratos típicos e curiosidades dessa região. Se possível, escute a canção com seus alunos e aproveite para incluir a dança ao aprendizado.

JANELAS DE BRASÍLIA

Da janela do meu quarto olho pra Brasília
Os faróis dos carros brilham bem pra lá da Torre
Lógica da arquitetura, lógica do mundo
Hoje ainda gosto de olhar pro mundo
Sem compreender o que meu olho encontra
Hoje a solidão não me parece triste
Olha quanta gente comprando o jornal do dia
Tudo o que eu lhe disse, esqueça
Hoje eu tive um sonho
Hoje está parecido com Segunda-feira
Mas não me leve a mal

Hábitos alimentares da Região Sul

Objetivo da atividade

Conhecer os hábitos alimentares e curiosidades da Região Sul; associar conceitos de alimentação com aspectos culturais.

Procedimento

Leia com seus alunos a letra da canção ?Deu pra ti?, de Kleiton e Kledir. Pergunte a que região pertence Porto Alegre. Os alunos poderão pesquisar sobre os pratos típicos e curiosidades dessa região. Se possível, escute a canção com seus alunos e aproveite para incluir a dança ao aprendizado.

DEU PRA TI

Deu pra ti
Baixo astral
Vou pra Porto Alegre
Tchau!
Quando eu ando assim meio ?down?
Vou pra Porto e... ?bah, tri legal?!
Coisas de magia, sei lá

Paralelo 30

Alô turma do Bonfim
As gurias estão ?tri? afim
Garopaba, ou bar João
Beladona e chimarrão
Que saudade da Redenção
Do Fogaça e do Falcão
Cobertor de orelha pro frio
E a galera no Beira Rio

Hábitos alimentares da Região Sudeste
Objetivo da atividade

Conhecer os hábitos alimentares e curiosidades da Região Sudeste; associar conceitos de alimentação com aspectos culturais.

Procedimento

Leia com seus alunos a letra da canção ?Tiradentes?. Pergunte a que Região pertence o Estado de Minas Gerais. Os alunos poderão pesquisar sobre os pratos típicos e curiosidades dessa região. Aproveite para discutir sobre esse personagem tão importante na história do nosso país. Se possível, escute a canção com seus alunos e aproveite para incluir a dança ao aprendizado.

TIRADENTES (Estanislau Silva/Décio Antônio Carlos/Penteado)

Joaquim José da Silva Xavier
Morreu a 21 de abril
Pela independência do Brasil
Foi traído
E não traiu jamais
A inconfidência de Minas Gerais
Joaquim José da Silva Xavier
Era o nome de Tiradentes
Foi sacrificado
Pela nossa liberdade
Esse grande herói
Pra sempre deve ser lembrado

Hábitos alimentares da Região Norte
Objetivo da atividade

Conhecer os hábitos alimentares e curiosidades da Região Norte; associar conceitos de alimentação com aspectos culturais.

Procedimento

Leia com seus alunos a letra da canção ?Seu Manelinho?. Pergunte a que Região pertence o Estado do Pará e a cidade de Tefé. Os alunos poderão pesquisar sobre os pratos típicos e curiosidades dessa região. Se possível, escute a canção com seus alunos e aproveite para incluir a dança ao aprendizado.

SEU MANELINHO

Seu Manelinho quando veio do Pará
Carregadinho de peixinho maquará
Ele bebe que fica xilado
Cai embaixo, meu bem, bem embaixo
Carrega em cima, meu bem, bem em cima
Ai, dom, Dom, Seu Manel já chegou
Já chegou do Pará
Seu Manelinho quando veio de Tefé
Carregadinho de farinha e café
Ele bebe que fica xilado
Cai embaixo, meu bem, bem embaixo
Carrega em cima, meu bem, bem em cima
Ai, dom, Dom, Seu Manel já chegou
Já chegou de Tefé

Fonte: http://dtr2004.saude.gov.br/nutricao/documentos/planos_aula.pdf

6 comentários:

  1. oi Andréia, passei por aqui para ver as novidades. Amei! Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. olá... lindinho seu blog...
    quero uma dica como faço pra colocar essas coisas bonitinhas do ladinho...
    faço uso do mesmo blog... mas não sei colocar nada...
    c/ faço?
    o endereço do meu é:
    http://belinhaxpan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Andrea!
    Só hj dando uma olhada no meu blog percebi o seu recado,estava me recuperando de uma cirurgia muito delicada,obrigada pelo elogio,adorei o seu,parabéns,bjs.
    Veja blog construido durante o curso de informática.
    http://educalab.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A licinha disse:
    Muito interessante seu blog e as dicas pra se trabalhar algumas histórias, parabéns. Me de umas dicas como deixar o blog lindinho como o seu.

    navegandonaciência.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Quantas idéias ótimas, amei.
    E seu blog está super chique. Parabéns...

    ResponderExcluir
  6. Olá! adorei seu blog sou professora de alfabetização e gostaria de sugestão de atividades nosso método é o psicolinguítico.
    grata Ivania

    ResponderExcluir