Disciplina: Língua Portuguesa
Alvo: Alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental
Tópico abordado: Figuras de linguagem: metáfora
Duração: 1 aula (45 minutos)
Objetivo: Ampliar a leitura através do reconhecimento de um recurso amplamente utilizado em diversas situações de comunicação: a metáfora.
1. Leia dois significados da palavra lua:
§ Se consultarmos um dicionário, vamos descobrir que a Lua gira em torno da Terra, por isso é chamada de satélite. A Lua tem quatro fases: lua nova, lua cheia, quarto crescente e quarto minguante.
§ Para uma criança, a lua pode ser descrita de outra maneira. Veja:
Qual é a diferença entre o primeiro significado e o segundo?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
2. Veja outros exemplos:
a) Seus olhos são claros, luminosos, brilham na escuridão.
Seus olhos são dois faróis na escuridão.
Neste exemplo, existe uma característica nos faróis que também faz parte dos olhos. Que característica é essa?
b) Meu irmão é forte, musculoso e bravo.
Meu irmão é um touro.
Neste caso, quais são as características que estão presentes no irmão e no touro?
____________________________________________
3. Abaixo você tem dois grupos de palavras. Ligue as palavras do primeiro grupo às palavras do segundo grupo que apresentem características em comum.
Grupo 1
§ Casa muito boa
§ Menino bonito
§ Bebê bonzinho
§ Voz alta e forte
Grupo 2
§ Uma trovoada
§ Um anjinho
§ Um gatão
§ Uma jóia
Faça frases com as palavras que você ligou.
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
4. Na sua opinião, como podemos criar significados novos para as palavras?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
Agora converse com sua professora ou professor e escreva as conclusões do grupo.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
5. Agora é a sua vez. Vamos dar novos significados às palavras abaixo:
§ chuva: _______________________________________________
§ árvore: ______________________________________________
§ vento: _______________________________________________
Escolha a frase de que você gostou mais. Faça um desenho que expresse a frase escolhida.
Troque de desenho com um colega. Repare bem no desenho dele e escreva uma frase que expresse o que ele desenhou.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
6. Vamos brincar de mímica! O professor marca um tempo para cada aluno tentar fazer sua mímica. Destroque o desenho com o colega, faça uma leitura silenciosa da frase que ele escreveu para o seu desenho e interprete para a classe. Todos podem palpitar, menos o colega que escreveu a frase. Se a classe não conseguir adivinhar, o colega lê em voz alta a frase que inventou.
Respostas
1.
Respostas possíveis: 1. O segundo significado é mais criativo e mais imaginativo do que o primeiro. 2. O segundo significado cria uma imagem para o leitor. 3. O segundo significado procura mostrar como a lua é, de uma forma mais figurativa.
Professor: Estimule seus alunos a consultarem o verbete "lua" em um dicionário.
2.
a) A luminosidade e o brilho
b) A força e a braveza.
Professor: Discuta com a classe cada um dos exemplos, ressaltando que uma das características da poesia é dar à palavra significados não usuais, combinando termos aparentemente discordantes, com harmonia.
4.
Professor: Discuta as respostas dos alunos e escreva uma conclusão coletiva.
Resposta possível: Devemos escolher duas palavras que tenham características em comum e escrever uma frase relacionando essas duas palavras.
Fonte:Rosana Correa Pereira El-Kadri - http://www.scipione.com.br/mostra_atividade.asp?id_atividade=4&bt=6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Andrea adorei seu blog! Tem coisas bem interessantes. Vou indicar para os professores de meu colégio. Visite meu blog também.
ResponderExcluirhttp://bibliotequiceseafins.blogspot.com
Abraços
Roseli