"Ensinar" é como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. (Rubem Alves)

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Dança dos Textos - Pontuação

As duas sugestões a seguir são adaptações que fiz de duas atividades de minhas colegas de Pós-Graduação(devidamente autorizada por elas) e mais algumas idéias garimpadas na net.


Fonte:
-APP Materiais Didáticos
-Novaescola

-Pós-graduação Informática na educação - UFRGS
Grupo Leging - Eliane Almeida Pereira, Gisele Martins, Lediane Raquel Woiciechoski
Grupo EAD - Marina Bordin e Paula Caroline S Jardim Passos

PLANO DE AULA

Tema: Pontuação - Influência da pontuação na clareza do texto

Público: Terceira e Quarta Series do ensino fundamental

Objetivo: Propiciar através de atividades lúdicas e com o auxilio do computador, que os alunos percebam a influência da pontuação na compreensão do texto.

Justificativa: É comum em cadernos didáticos a sugestão de que este conteúdo seja trabalhado a partir de regras de pontuação. Mas entendemos que esta não é a melhor forma, pois o objetivo deste conteúdo não é que os alunos saibam pontuar adequadamente, mas que eles compreendam que a pontuação é fundamental para dar sentido ao texto.

Tempo: 2 ou 3 aulas

Recursos:
computadores
historias diversas ja digitadas e em arquivos sem pontuação, sugestão de 7 historias.
historias em quadrinhos, impressas e sem pontuação.
regras da dança dos textos

Atividade - Primeira etapa

-Num primeiro momento o professor pode conversar sobre pontuação, ler alguma historia relacionada ao assunto, ou apresentar aos alunos alguma música que fale do conteúdo.

-Depois desta introdução lúdica, informar aos alunos as atividades que irão realizar e como irão realizá-las, ou seja, em duas etapas: uma em sala de aula com os quadrinhos e outra no laboratorio de informatica com os textos.

-Em sala: Converse com eles sobre a pontuação nos mais diversos textos e como isto pode modificar a compreensão das pessoas. Após divida-os em grupos de 04 alunos e distribua uma historia em quadrinhos para cada grupo. O grupo deverá discutir a pontuação adequada. O ideal é que cada grupo receba uma historia diferente para nao correr o risco de copias.

_Passe as regrinhas abaixo impressas a cada grupo:

O teu trabalho ficará mais fácil se seguir o seguinte procedimento:
a. Lê tudo uma primeira vez antes de começar a colocar qualquer sinal. É só para apanhar a ideia geral de cada balão da historia.
b. Faz uma segunda leitura, se possível em voz alta. Ouvir as palavras ajuda a encontrar o ritmo da frase, porque as palavras puxam-se umas às outras.
c.Converse com seus colegas, discutam antes de pontuar as historias.
d. Finalmente, comecem a colocar as vírgulas, pontos, exclamaçoes, questionamentos,....
e. Releiam tudo. Está tudo ok? Feito isto poderão entregar a professora.

-Fica a critério a correção dos trabalhos, que pode ser em questionamentos a eles verbalmente nos grupos, ou por escrito de forma sutil pedindo que revisem.

Atividade - Segunda Etapa

-Antes da ida ao laboratorio, estabelecer com as crianças algumas regrinhas básicas de como os grupos deverão agir, e como as coisas irão funcionar por lá. Cada grupo estara de posse de um disquete com uma historia dada aleatoriamente para trabalharem.

-Deverão chegar ao laboratorio e abrir a historia no editor de textos. Cada grupo terá uma cor e será responsável por um sinal de pontuação. Por ex: temos o grupo ponto final, o grupo ponto de exclamação... previamente sorteados em sala.

-Cada grupo fará a leitura do texto e discutirá onde será colocado o seu sinal de pontuação, sempre lembrando que cada grupo só coloca o sinal que é responsável. Por ex: O grupo ponto final terá a cor verde, entao fará a leitura do texto e colocará nos lugares devidos os pontos finais na cor verde.

-A cada 5 ou dez minutos a professora da o sinal e os grupos deverão trocar de computador, e no proximo texto colocar a pontuação do seu sinal. Quando os grupos trocarem pela primeira vez, ja encontrarão no texto seguinte alguns sinais de pontuação do outro grupo, e não deverão modificar; até que todos os grupos completem o circuito.

- Prontos os textos, a professora fará a impressão dos mesmos e levará a sala de aula para conversar sobre os resultados. Em um grande grupo ela fará vários questionamentos e dará as devidas explicações.

Adaptações para alunos especiais:

Quando a classe possuir mais de um aluno especial, procure distribuir um em cada grupo.

Sugestões

Deficiencia Visual Total: Pode solicitar antecipadamente a sala de recursos uma cópia em braile dos textos que serão utilizados, ou um dos alunos do grupo faz a leitura em voz alta p/ que o colega também participe.

Deficiência Visual - Baixa Visão: O professor pode no mesmo disquete disponibilizar uma versão dos textos com as letras ampliadas, para que o aluno possa ler e paricipar também.

Deficiência mental leve, Síndrome de Down:Não so neste caso mas nos outros também o professor precisa estar munido de informações sobre o nivel de autonomia pessoal e social, comunicaçao, relações sócio-afetivas, entre outros. Sabendo-se que a dificuldade maior nestes casos será a aprendizagem ou o processo pelo qual estas crianças estarão apreendendo o conteudo será aconselhável uma avaliação diferenciada, respeitando o nivel de aptidao de cada um. Ela precisa paricipar de todas as atividades das outras crianças, apenas a compreensão dela será mais lenta.

Mais informações:

http://na-ponta-dos-dedos.blogspot.com/search/label/Conhecendo%20as%20Defici%C3%AAncias



3 comentários:

  1. Oie tudo bem? Como foi seu feriado? Descansou bastantee? Passei pra fazer uma visitinha. Deus te abençoe e muita paz nesse dia. Em breve o Ensinando e Aprendendo volta. Por enquanto estou só no outro ok? Beijos docinhos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia minha amiga flor. Tudo bem? Estou fazendo minhas visitinhas e estou muito feliz. Consegui colocar o link dos comentários no blog depois de muita dor de cabeça. Que bom! Tenha uma semana abençoada em nome de Jesus. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Passei pra fazer uma visita e deixar muuuuuitos beijos docinhos pra você. Parabéns pelos trabalhinhos.

    ResponderExcluir