"Ensinar" é como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. (Rubem Alves)

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Leitura em Construção - Plano de Aula

Série:
Ensino Fundamental - 1.ª Série - 2º bimestre

Conteúdo:
Língua Escrita – Prática de Leitura
Leitura de Capa de Livro

Rosaura de bicicleta, de Daniel Barbot
il. Morella Fuenmayor
trad. Ana Maria Machado
Moderna, 1998

Fonte: Dobras de Leitura
Equipe de Criação:
Eliane Fernandes de Lima
Vera Pereira de Oliveira
Revisão e Apontamentos Adicionais:
Peter O’Sagae

Os educandos, acostumados às atividades de leitura de capa de livro de literatura, responderão com tranqüilidade às perguntas propostas, a partir da primeira olhada sobre a capa de Rosaura de bicicleta, de Daniel Barbot:

Que animais aparecem na capa?
Como eles são?
Que pessoa está junto deles?
O que mais chamou sua atenção?
Por quê?
Quais as cores que mais se destacam?
Que impressões elas despertam em você?
E o desenho, como foi feito?
O desenho combina com as cores?

Professora,
mesmo que grande parte de seus alunos tenha facilidade para responder as questões, saiba que a repetição tem a função de rever e reforçar algumas estratégias de aproximação com o livro.

2º momento

A fim de verificar se as crianças estão "ligadas" na importância desse processo, vale arriscar:
Vocês realmente entenderam como se faz e por quê também devemos fazer a leitura da capa do livro?

Pois bem:
O livro tem título? Como ele está grafado?
Por que será que aparece em letras maiores?
Como são as letras das outras palavras?
Qual o nome do autor? Onde se localiza?
Quem ilustrou?
O que faz Ana Maria Machado?
O que significa "fazer a tradução"?
Então, é uma obra estrangeira?
Vocês já leram outros livros estrangeiros?
Aparece a editora? Qual?

O livro Rosaura de bicicleta foi publicado originalmente na Venezuela, em 1990. Essa informação deve ser compartilhada com seus alunos

3º momento

Antecedendo a leitura da narrativa, os alunos são convidados a formular hipóteses e inferir informações a partir da ilustração e de suas possíveis relações com o título, recuperando a leitura do primeiro momento:
O que os animais fazem em volta da mulher?
Será que eles participarão da história?
Por quê?
O que será que a galinha está fazendo empoleirada perto da mulher?
Que expressões têm a mulher e os animais que estão ao seu redor?

Professora, as crianças poderão comentar que os animais ouvem alguma história de sua dona e imaginem que todos participarão da narrativa pois estão presentes na capa do livro. A terceira questão pretende destacar os gestos da galinha, bico sorridente, asas abertas, como quem conta uma novidade - provocando o espanto à mulher... Essa relação entre as personagens deverá ser desvendada pelos alunos; é até mesmo possível que eles considerem a situação de surpresa diante do inusitado que seria ouvir uma galinha falar.
Vamos ler o título da história...
Rosaura é nome de gente?
A mulher que está sentada será a Rosaura?
Por quê?

Trabalhando na relação do título com a imagem, não se preocupe em estabelecer a correspondência do nome com a personagem penosa. Este é um momento de provocação - não de confirmação das hipóteses construídas.
"Rosaura de bicicleta" ou "A bicicleta de Rosaura" quer dizer a mesma coisa? Por quê?
Escreva o título original e o alternativo na lousa, pedindo para as crianças explicarem os efeitos de sentido que são capazes de perceber. Nesse trabalho, deve-se evidenciar os modos de dizer - que, em lugares diferentes, as mesma palavras dotam um texto de sentidos diferenciados.

Na opinião da classe, qual o título mais curioso, o mais interessante, o mais previsível, ou o modo mais corriqueiro de dizer? E qual seria a intenção do autor optando por uma forma menos usual? Para auxiliar essa atividade de análise e reflexão sobre a linguagem, bastaria pedir que as crianças imaginem (antecipar) o que poderia conter uma história com um ou outro título.

Um comentário:

  1. Muito lindo seu blog
    sempre que der vou daruma olhadinh tá
    bjo

    ResponderExcluir