"Ensinar" é como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. (Rubem Alves)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Desenho pronto (mimeografado)


Artes visuais

As artes visuais na educação infantil devem servir para dar à criança formas de expressar suas idéias e seus sentimentos. Além disso, o ensino de artes também deve ajudá-la a se tornar mais crítica e criativa. Considere sempre esses dois pontos básicos. Para lidar com artes, ofereça aos alunos os mais diferentes materiais de trabalho. Evite a prática de colorir imagens em folhas mimeografadas que tenham desenhos prontos. Atividades assim são muito comuns, por se tratar de ações consideradas como exercícios de coordenação motora. Mas utilizar recursos limitados como esse não contribui em nada para dar criatividade e expressividade a seus alunos.

Fonte:
Junho 1998- EDIÇÃO 113- Política Educacional- Mais que brincar e aprender a ler

Opção para atividades mimeografadas

Procedimentos

**Uma criança desenha no carbex. Junto com a professora ela roda cópias pra toda a turma no mimeógrafo (chega num ponto em que as crianças rodam praticamente sozinhas);

**As crianças vão colorir esse desenho;

**Todas as crianças fazem isso, então, todas as crianças vão colorir os desenhos de todos os colegas (variamos a técnica: lápis de cor, pintura, farinha tingida com anilina, sobras de papéis recortados, hidrocor, raspa de lápis de cor, lápis cera, cola colorida etc.; pode misturar técnicas);

**Quanto ao texto... a criança dita pra professora e, à medida em que o trabalho com a escrita vai crescendo, elas vão copiando no carbex o que ditaram para a professora;

**Fazem uma capa no fim do ano e o livro está pronto;

**Nós montamos com a turma um agendamento das crianças que vão desenhar (duas a três por semana, muitas vezes, menos, pois realizamos muitas e variadas atividades com esses desenhos e os textos), elas acompanham (olha a noção de tempo trabalhada aí) e têm a confiança que a vez dela vai chegar.

Fonte: Entre Textos


Outras opções para atividades mimeografadas



Conteúdos: O fazer artístico, Apreciação, Reflexão, Apreciação

Procedimentos:

- Observar e reproduzir fotos e paisagens;
- Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
- Conhecer e utilizar vários materiais (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, álcool, etc.);
- Explorar espaços variados;
- Expressar-se livremente;
- Desenhar espontaneamente;
- Expressar vivências;
- Criar desenhos e expressões;
- Utilizar os elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.);
- Dominar técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos nas artes;
- Reconhecer e expressar-se usando formas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Site Infantil - Pequeno Artista

O site Pequeno Artista traz onze personagens que estimulam a criança a brincar, jogar, escrever, desenhar, dançar e pintar. O objetivo de cada um deles é ressaltar atividades que irão contribuir para o desenvolvimento da criança.

Você pode conferir: Poesia, Redação, A Nave, Dança, Experiências, Música, Esportes, Filmes, Pintura, Jornalzinho, Jogos, Contos, Livros, Piadas, Carteirinha.

Acessem: http://www.pequenoartista.com.br

Site Infantil - Pixels

O site Pixels.com.br é voltado para o público infantil, com conteúdos produzidos pelo Estúdio Helme que vão de histórias animadas e jogos online até cartões virtuais e outras atividades divertidas e interativas.

Destaques:




Glupix Submarino
Pixels Bolota
Bate Bola
Mini-posters
Guardaroupas
Sete-erros
Cartões
Tirinhas
Música

Acessem: http://www.pixels.com.br/

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

10 Maneiras Eficazes de Ensinar Matemática - Aprendendo com Jogos

Jogos do tipo tabuleiro

Acredite ou não, estes brinquedos populares possuem uma grande capacidade, na maioria das vezes ignoradas por todos, de ensinar matemática às crianças.

Jogos básicos do tipo labirintos e explorações de subterrâneos e cavernas com tesouros escondidos, ensinam as crianças os conceitos de sequência e contagem.

Jogos mais complexos, tais como Banco Imobiliário, ensina uma matemática mais avançada, gerenciamento de dinheiro e valores.

Jogos como Jogo da velha, Damas e Xadrêz, ensinam estratégia e lógica.

Jogos de Cartas

Jogos básicos como Peixe ensinam às crianças pequenas, o reconhecimento dos números.

Jogos mais complexos como, Batalha, ajudam a construir as bases primárias e ensinam sequência, definição e uso de valores e estratégia.

Quebra-Cabeças

Quebra-cabeças de figuras recortadas é uma excelente ferramenta para ensinar e desenvolver a habilidade matemática.

Os quebra-cabeças básicos ensinam raciocínio espacial, enquanto que outros mais elaborados, ensinam formas e tamanhos. As Crianças também usam habilidades como, sequência e ordenação para agrupar as peças do quebra-cabeças.

Blocos de Construção

Não importa se as crianças estão usando blocos planos de papelão ou madeira, ou legos, construir estruturas coerentes e lógicas, exige matemática básica e habilidades de engenharia.

As crianças usam; tamanho, forma e sequência para dar vida e expressão as suas criações. Através do método de tentativa e erro eles aprendem qual a melhor técnica a ser usada e qual a que funciona.

Fonte: Site de Dicas

“Pensando” uma Atividade

Para pensar uma Atividade primeiro o professor deve ter em mente o que pretende fazer com ela. Assim, um pequeno roteiro desse Objetivo é necessário:

Objetivo: Uma descrição de tudo o que se pretende conseguir, os fins desejados da Atividade. Detalha-se também nessa fase, uma avaliação da situação atual – antes do projeto ser aplicado – e o que se espera obter após a aplicação do mesmo, os supostos benefícios.

Descrição detalhada da Atividade: Detalhamento de cada etapa, ambiente ideal para aplicação, materiais empregados, modelos de diagramas para ajudar na arrumação do ambiente, quantidade de pessoas envolvidas, carga horária, faixas etárias envolvidas, etc.

Critérios de avaliação que serão empregados: Modelos de tabelas onde serão anotados os resultados e todas as ocorrências relevantes durante a execução do projeto.

Tabela dos resultados obtidos: Histórico de todas às vezes em que a Atividade for usada, para efeito de comparação, do antes e do depois e para melhoramentos.

Ocorrências: Toda e qualquer ocorrência durante a aplicação da atividade, por mais irrelevante que pareça ser, deverá ser registrada, pois será de grande valia no futuro, quando os resultados forem avaliados, ou mesmo para readaptações e aperfeiçoamentos da mesma.

Tudo isso pode parecer detalhamento demais, mas não é, e com o hábito, se tornará algo natural que não levará mais que uma hora para elaboração.

Fonte: Site de dicas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Descobrindo novos significados

Disciplina: Língua Portuguesa
Alvo: Alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental
Tópico abordado: Figuras de linguagem: metáfora
Duração: 1 aula (45 minutos)
Objetivo: Ampliar a leitura através do reconhecimento de um recurso amplamente utilizado em diversas situações de comunicação: a metáfora.

1. Leia dois significados da palavra lua:
§ Se consultarmos um dicionário, vamos descobrir que a Lua gira em torno da Terra, por isso é chamada de satélite. A Lua tem quatro fases: lua nova, lua cheia, quarto crescente e quarto minguante.

§ Para uma criança, a lua pode ser descrita de outra maneira. Veja:



Qual é a diferença entre o primeiro significado e o segundo?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________

2. Veja outros exemplos:
a) Seus olhos são claros, luminosos, brilham na escuridão.
Seus olhos são dois faróis na escuridão.

Neste exemplo, existe uma característica nos faróis que também faz parte dos olhos. Que característica é essa?

b) Meu irmão é forte, musculoso e bravo.
Meu irmão é um touro.

Neste caso, quais são as características que estão presentes no irmão e no touro?
____________________________________________

3. Abaixo você tem dois grupos de palavras. Ligue as palavras do primeiro grupo às palavras do segundo grupo que apresentem características em comum.

Grupo 1
§ Casa muito boa
§ Menino bonito
§ Bebê bonzinho
§ Voz alta e forte

Grupo 2
§ Uma trovoada
§ Um anjinho
§ Um gatão
§ Uma jóia

Faça frases com as palavras que você ligou.
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________

4. Na sua opinião, como podemos criar significados novos para as palavras?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________

Agora converse com sua professora ou professor e escreva as conclusões do grupo.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________

5. Agora é a sua vez. Vamos dar novos significados às palavras abaixo:
§ chuva: _______________________________________________
§ árvore: ______________________________________________
§ vento: _______________________________________________

Escolha a frase de que você gostou mais. Faça um desenho que expresse a frase escolhida.

Troque de desenho com um colega. Repare bem no desenho dele e escreva uma frase que expresse o que ele desenhou.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________

6. Vamos brincar de mímica! O professor marca um tempo para cada aluno tentar fazer sua mímica. Destroque o desenho com o colega, faça uma leitura silenciosa da frase que ele escreveu para o seu desenho e interprete para a classe. Todos podem palpitar, menos o colega que escreveu a frase. Se a classe não conseguir adivinhar, o colega lê em voz alta a frase que inventou.

Respostas

1.
Respostas possíveis: 1. O segundo significado é mais criativo e mais imaginativo do que o primeiro. 2. O segundo significado cria uma imagem para o leitor. 3. O segundo significado procura mostrar como a lua é, de uma forma mais figurativa.

Professor: Estimule seus alunos a consultarem o verbete "lua" em um dicionário.

2.
a) A luminosidade e o brilho
b) A força e a braveza.

Professor: Discuta com a classe cada um dos exemplos, ressaltando que uma das características da poesia é dar à palavra significados não usuais, combinando termos aparentemente discordantes, com harmonia.

4.
Professor: Discuta as respostas dos alunos e escreva uma conclusão coletiva.
Resposta possível: Devemos escolher duas palavras que tenham características em comum e escrever uma frase relacionando essas duas palavras.

Fonte:Rosana Correa Pereira El-Kadri - http://www.scipione.com.br/mostra_atividade.asp?id_atividade=4&bt=6

Atividades com Nomes - Alfabetização

FICHA COM NOMES

Oriente seus alunos a fazerem um levantamento dos nomes e sobrenomes das pessoas de suas respectivas famílias. Deixe claro para eles que os adultos da casa poderão ajudá-lo a escrever esses nomes e sobrenomes.

Leia, com seu grupo, a ficha na qual será feita essa pesquisa. Combine o dia de entrega dessa lição. Diga aos alunos que podem pedir aos pais para ajudar a escrever na ficha os nomes.

No dia da entrega, você deverá organizar seus alunos em pequenos grupos para que mostrem uns aos outros os nomes e sobrenomes de seus familiares. Eles podem observar:

a) Se há nomes iguais.
b) Se há sobrenomes iguais.
c) Qual o nome com maior quantidade de letras.
d) Qual o sobrenome com mais palavras.

Fonte: http://www.moderna.com.br/moderna/pnld2007/restrito/alfa/atividades/alfabetizacao_1bim.pdf/


DOMINÓ DE NOMES PRÓPRIOS
Objetivo: Identificar a escrita do nome próprio e dos colegas

a) Em papel resistente de formato retangular, são escritos os nomes das crianças formando as peças do jogo
b) As peças são embaralhadas e distribuídas igualmente entre os participantes
c) O primeiro jogador coloca uma peça sobre a mesa assim:
DAVI PEDRO
d) O jogador seguinte deverá encontrar, entre sua peças, aquela que tenha um dos nomes.

Veja:
DAVI PEDRO
PEDRO
RAFAEL

e) Quando o jogador não tiver uma peça que se encaixe, passará sua vez para o outro.
f) O vencedor será aquele que terminar sua peças em primeiro lugar.

Fonte: Rosana Borges - http://www.ibmcomunidade.com.br/KIDSMART/detJogo.asp?codigo_jogo=25&codigo_idioma=3


O QUE FALTA EM CADA NOME ?



















CRACHÁS COM NOMES

Espalhar os crachás no meio da sala e pedir para que os alunos procurem qual é o seu;

Misturar os crachás no chão, para que separem os nomes dos meninos dos nomes das meninas;

Separar os crachás cujos nomes comecem com a mesma letra;

Separar os crachás que terminem com a mesma letra;

Separar os crachás cujos nomes rimem entre si;

Usar os crachás para formar grupos de trabalho (Sorteio, nomes q começam / terminam com a mesma letra, mesma quantidade de letras, mesma rima, etc...);

Usar os crachás para fazer a chamada diária;

Separar os crachás cujos nomes tenham o mesmo número de letras;

Colocar os nomes em ordem alfabética;

Contar a quantidade de vogais e consoantes do nome;

Observar se há repetição de letras;

Escrever novas palavras com as letras do nome;

Trabalhar com alfabeto móvel, para que cada aluno monte o seu nome e dos colegas;

À partir do nome escrito numa folha de papel:

_ pedir para que a criança ilustre cada letra;

_ dobre a folha ao meio e recorte acompanhando o contorno das letras... que bicho será que vai dar???

_ Inventar uma histórinha do bicho que deu no recorte do nome... Montar um mural com os desenhos formados... e com o nome escrito pela criança!!!

Atividades:

Feito o mural com os nomes das crianças, pedir para que procurem os nomes dos colegas que comecem com a letra A (por exemplo), e que façam uma listagem... que separem por sílaba e que para cada letra recortem um desenho... Isso leva algum tempo, é uma atividade que exige concentração, observação, pesquisa e eoraganização! O professor pode utilizar essa atividade para montar um nomenário (dicionário de nomes) procurar pelos significados dos nomes, a história da escolha do nome de cada criança!...

Diversas atividades poderão decorrer dos nomes (cruzadinha, complete, caça nomes, brincadeiras, confecção de um mapa da sala (noção de espaço), quebra-cabeça, bingo, jogo da memória, jogos em equipes com alfabeto móvel, dominó, recorte de jornal e revista das letras do nome, classificação de nomes (brinquedos, animais, pessas), varal de histórias do nome, entre outras...